5 Ações da Bolsa de Valores que estão sendo negociadas abaixo do valor patrimonial

0
6452
ações-baratas-bolsa-de-valores
Ações Baratas na Bolsa de Valores. (Foto: Adobe/Stock)

O indicador P/VPA que é a abreviação de Preço da ação dividido pelo Valor patrimonial por ação tem mostrado o surgimento de possíveis “oportunidades” de negócios na Bolsa de Valores do Brasil, contudo é preciso ter cautela, ao negociar ações.

Logo após o surgimento da crise oriunda da pandemia do Covid-19 (Coronavírus), os mercados que vinham no mais longo Bull Market da história, entraram em pânico devido ao receio da disseminação do vírus e seus potenciais efeitos lesivos à economia.

Some-se a isso o fato de que nesse meio tempo houve também o choque da queda brusca nos preços do petróleo, assim sendo, o resultado dessa confusão toda foi criação do clima perfeito para o caos se instaurar nos mercados, que por diversas vezes entraram em Circuit Breaker.

Em síntese, Circuit breaker é um procedimento operacional que interrompe as negociações de ativos na bolsa de valores em momentos de excessiva volatilidade, funcionando como um mecanismo de proteção – em 2020 foi acionado 6 vezes

Tragédia ou Oportunidade à vista na Bolsa de Valores?

Assim sendo, após todo esse cenário caótico, ao passo que o Ibovespa caiu cerca de 40% em um mês, muitos investidores ficaram preocupados buscando saber o que fazer com seus investimentos. E também procurando boas oportunidades.

Dessa forma, é possível verificar com base em algumas métricas de valuation que alguns ativos estão ficando com valores baixos.

Atenção: Não há como garantir que o pior já passou e do mesmo modo não há garantias de que não haverá mais volatilidade excessiva.

Assim, um dos indicadores mais utilizados por investidores é o P/VPA (Preço da ação dividido pelo Valor Patrimonial por Ação).

Nesse sentido o indicador P/VPA é uma métrica prática que mostra quando uma ação está descontada.

Porém, seja cauteloso, você nunca pode se basear tão somente no P/VPA para tomar sua decisão de compra, porquanto isso pode ser um grande equívoco caso você venha a desconsiderar outro indicadores fundamentais.

Quer saber mais sobre investimento em renda variável?

O que é o P/VPA?

Em suma existem três indicadores principais usados para analisar o valor das empresas e tentar estimar se estão altos ou baixos: P/L (preço sobre lucro), EV/Ebitda (valor da empresa em relação ao Ebitda) e o próprio P/VPA. Todavia o P/VPA não sofre tantas distorções quanto os outros.

Nesse sentido o patrimônio de uma empresa é a soma de todos os seus bens, excluindo os passivos. Em outras palavras, se a empresa fechar hoje, vende-se tudo, paga-se as dívidas e o que sobra é o patrimônio dela.

Por exemplo, se este indicador estiver abaixo de 1, mostra que, trazendo a valor presente o fluxo de caixa esperado no longo prazo para empresa a uma taxa de desconto, isso resulta em um valor menor do que o valor do patrimônio dela hoje.

Logo abaixo mostrarei 5 ações que estão sendo negociadas por um preço abaixo do seu valor patrimonial, ou seja com P/VPA menor que 1.

Confira então:

Empresa Código da Ação P/VPA (07/04/2020) Setor
Banco ABC ABCB4 0,72 Financeiro
Banrisul BRSR4 0,01 Financeiro
Banco do Brasil BBSA3 0,85 Financeiro
Energias do Brasil* ENBR3 1,04* Elétrico
Petrobras PETR3 0,73 Petrolífero

*ENBR3 vinha sendo negociada com P/VPA abaixo de 1, mas nos últimos dias conseguiu superar.

Dessa forma, é preciso ter responsabilidade ao utilizar o indicador P/VPA, que a princípio é um bom indicador, porém é preciso considera-lo com ressalvas desde já, principalmente nestes momentos em que o mercado está completamente disfuncional.

Por fim, o indicador P/VPA é uma boa métrica e deve ser utilizado de forma racional, assim como ocorre com qualquer outro indicador utilizado na Bolsa de Valores.

Leia Também:

Disclaimer:

As informações disponibilizadas neste blog “Mapa do Capital” não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas, bem como rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. Em suma as informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e dessa forma podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Assim sendo o Mapa do Capital, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos. Por fim é proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Rate this post