Renda Variável

5 Ações da Bolsa de Valores que estão sendo negociadas abaixo do valor patrimonial

O indicador P/VPA que é a abreviação de Preço da ação dividido pelo Valor patrimonial por ação tem mostrado o surgimento de possíveis “oportunidades” de negócios na Bolsa de Valores do Brasil, contudo é preciso ter cautela, ao negociar ações.

Logo após o surgimento da crise oriunda da pandemia do Covid-19 (Coronavírus), os mercados que vinham no mais longo Bull Market da história, entraram em pânico devido ao receio da disseminação do vírus e seus potenciais efeitos lesivos à economia.

Some-se a isso o fato de que nesse meio tempo houve também o choque da queda brusca nos preços do petróleo, assim sendo, o resultado dessa confusão toda foi criação do clima perfeito para o caos se instaurar nos mercados, que por diversas vezes entraram em Circuit Breaker.

Em síntese, Circuit breaker é um procedimento operacional que interrompe as negociações de ativos na bolsa de valores em momentos de excessiva volatilidade, funcionando como um mecanismo de proteção – em 2020 foi acionado 6 vezes

Tragédia ou Oportunidade à vista na Bolsa de Valores?

Assim sendo, após todo esse cenário caótico, ao passo que o Ibovespa caiu cerca de 40% em um mês, muitos investidores ficaram preocupados buscando saber o que fazer com seus investimentos. E também procurando boas oportunidades.

Dessa forma, é possível verificar com base em algumas métricas de valuation que alguns ativos estão ficando com valores baixos.

Atenção: Não há como garantir que o pior já passou e do mesmo modo não há garantias de que não haverá mais volatilidade excessiva.

Assim, um dos indicadores mais utilizados por investidores é o P/VPA (Preço da ação dividido pelo Valor Patrimonial por Ação).

Nesse sentido o indicador P/VPA é uma métrica prática que mostra quando uma ação está descontada.

Porém, seja cauteloso, você nunca pode se basear tão somente no P/VPA para tomar sua decisão de compra, porquanto isso pode ser um grande equívoco caso você venha a desconsiderar outro indicadores fundamentais.

Quer saber mais sobre investimento em renda variável?

O que é o P/VPA?

Em suma existem três indicadores principais usados para analisar o valor das empresas e tentar estimar se estão altos ou baixos: P/L (preço sobre lucro), EV/Ebitda (valor da empresa em relação ao Ebitda) e o próprio P/VPA. Todavia o P/VPA não sofre tantas distorções quanto os outros.

Nesse sentido o patrimônio de uma empresa é a soma de todos os seus bens, excluindo os passivos. Em outras palavras, se a empresa fechar hoje, vende-se tudo, paga-se as dívidas e o que sobra é o patrimônio dela.

Por exemplo, se este indicador estiver abaixo de 1, mostra que, trazendo a valor presente o fluxo de caixa esperado no longo prazo para empresa a uma taxa de desconto, isso resulta em um valor menor do que o valor do patrimônio dela hoje.

Logo abaixo mostrarei 5 ações que estão sendo negociadas por um preço abaixo do seu valor patrimonial, ou seja com P/VPA menor que 1.

Confira então:

Empresa Código da Ação P/VPA (07/04/2020) Setor
Banco ABC ABCB4 0,72 Financeiro
Banrisul BRSR4 0,01 Financeiro
Banco do Brasil BBSA3 0,85 Financeiro
Energias do Brasil* ENBR3 1,04* Elétrico
Petrobras PETR3 0,73 Petrolífero

*ENBR3 vinha sendo negociada com P/VPA abaixo de 1, mas nos últimos dias conseguiu superar.

Dessa forma, é preciso ter responsabilidade ao utilizar o indicador P/VPA, que a princípio é um bom indicador, porém é preciso considera-lo com ressalvas desde já, principalmente nestes momentos em que o mercado está completamente disfuncional.

Por fim, o indicador P/VPA é uma boa métrica e deve ser utilizado de forma racional, assim como ocorre com qualquer outro indicador utilizado na Bolsa de Valores.

Leia Também:

Disclaimer:

As informações disponibilizadas neste blog “Mapa do Capital” não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas, bem como rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. Em suma as informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e dessa forma podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Assim sendo o Mapa do Capital, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos. Por fim é proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Rate this post
Mapa do Capital

Tudo para você ficar informado sobre Negócios, Mercado Financeiro, Bolsa de Valores, Investimento em Ações e muito mais! Siga nossas REDES SOCIAIS!

Recent Posts

Ibovespa Sobe e Busca 7ª Alta Seguida

O Ibovespa sobe e busca sua 7ª alta consecutiva, após inflação nos EUA diminuir e,…

1 ano ago

Preço da Gasolina tem Queda de 17,4% segundo ANP

O preço da gasolina caiu nos postos de gasolina de todo o Brasil no mês…

1 ano ago

Quanto rendem R$ 1.000 na poupança com a SELIC a 13,75%

Nesta quarta-feira, dia 3, o Copom confirmou nova alta da Selic, elevando a taxa básica…

1 ano ago

Passo a passo sobre Como Investir em Ações em 8 Passos

Neste guia passo a passo, você aprenderá tudo o que sempre quis saber sobre como…

1 ano ago

Veja 5 Ações Small Caps Recomendadas que podem ser Destaque em Agosto, Segundo Corretora

A Corretora Ágora Investimentos fez apenas uma alteração em sua carteira de ações small caps…

1 ano ago

Maior Fornecedora de Semicondutores do Mundo, TSMC, Pode ser Afetada pela Escalada das Tensões entre EUA e China

A TSMC, responsável por 90% dos semicondutores do mundo, observa com preocupação o aumento das…

1 ano ago

Para uma melhor experiência, este site utiliza Cookies.