5 Dicas para ajudar quem quer economizar dinheiro

0
710
Economizar-Dinheiro
Como Economizar Dinheiro. (Foto: Shutterstock)

Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não sabe ou não administra bem seu dinheiro quando se trata de orçamento pessoal e planejamento financeiro em geral para economizar dinheiro.

A realidade é que mesmo quem sabe administrar bem o orçamento pessoal, guardar dinheiro não é a coisa mais fácil de fazer hoje.

Aqui estão 5 dicas para ajudar quem quer economizar dinheiro, mas não sabe o que fazer.

1. Defina metas claras para economizar dinheiro

Antes de pensar em como economizar dinheiro, pense por que você deve economizá-lo.

Pode parecer bobagem, mas a verdade é que muita gente pensa em poupar sem ter um propósito para isso. O que acaba levando a desistências no meio do caminho.

Ter uma meta é importante para não desanimar. Além disso, manter esse objetivo em mente é fundamental para o sucesso quando se trata de economizar dinheiro.

2. Como economizar dinheiro com cupons de desconto

Embora ainda não seja uma prática comum no Brasil, as pessoas de outros países estão mais do que acostumadas a lidar com cupons de desconto.

Existem ainda poucas empresas aqui que oferecem esses cupons.

Porém, o que você pode fazer aqui é ficar de olho nos sites de cupons de descontos, pois se que precisa fazer uma viagem ou comprar um produto específico, por que não usar um site de compras coletivas ou desconto para economizar com isso?

3. Investimentos em um banco ou corretora, e conta corrente em outro

Uma dica que pode não ser apreciada por alguns especialistas, mas pode fazer toda a diferença para aqueles que lutam para economizar dinheiro, é ter um banco para sua conta corrente e outro para seus investimentos.

Obviamente, o primeiro problema é pagar o dobro das taxas para usar dois bancos. Não se preocupe, apenas faça sua pesquisa, afinal muitos bancos e corretoras hoje são gratuitos, ou seja, não cobram taxas.

O maior benefício de ter duas contas separadas é que você pode se controlar tornando o acesso ao dinheiro mais difícil. Já que investindo no mesmo banco em que você mantém sua conta corrente facilita o acesso ao dinheiro investido.

Quer aprender sobre investimentos?

4. Trabalhe alguns anos sem aumento de salário

Acalme-se, você não precisa ficar nervoso!

Não estou dizendo aqui que ninguém deve continuar trabalhando sem buscar um aumento. Na verdade, eu quero que você viva como se esse aumento não existisse toda vez que você receber um.

Pegue o valor igual a essa diferença salarial e invista. Pode parecer difícil, mas é um exercício muito estimulante que o ajudará a economizar muito a médio e longo prazo.

5. Depósitos automáticos

Esta é uma dica extraordinariamente simples, mas muito eficaz para quem quer economizar dinheiro, mas luta para obtê-lo.

Se você tem seu salário ou proventos como freelancer em sua conta bancária, fale com seu gerente e planeje para que parte de sua receita seja automaticamente transferida para um determinado tipo de investimento, mesmo que seja a Poupança.

O ideal aqui é que se você tentar tirar o dinheiro antes da data de renda desejada, perderá dinheiro, então pense duas vezes antes de tentar resgatá-lo.

Conclusão

Portanto, aqui ficam 5 dicas para ajudar quem quer economizar e não sabe por onde começar

Como dica extra deixarei um link de um artigo do GuiaBolso que te ensinará a criar uma planilha financeira clicando aqui.

Deixe seu comentário e nos conte o que achou do conteúdo! 😉

Rate this post