5 Dicas Para Te Ajudar no Planejamento Financeiro

0
152
5 Dicas Para Te Ajudar no Planejamento financeiro
(Foto: istockphoto)

Ter o controle de suas finanças é algo que poucos brasileiros tem, entretanto é algo que todos deveriam ter. Fazer um planejamento financeiro é fundamental para aqueles que buscam uma vida equilibrada, sem dívidas e para que possam alcançar certos objetivos, seja comprar um carro ou fazer aquela viagem dos sonhos.

Sabemos que fazer esse planejamento e executá-lo não é tarefa fácil, mas separamos 5 dicas simples que você pode seguir para ter um bom planejamento financeiro.

Dicas para seu Planejamento Financeiro

1 – Defina Seu Objetivo

Saiba primeiro onde quer ir, para depois procurar o caminho. Ter em mente um objetivo é importante para que possa analisar o seu progresso.

2 – Análise seus gastos

Durante um mês costumamos ter uma série de gastos, boa parte deles são para coisas essenciais, entretanto alguns podem estar na categoria de gastos supérfluos. Ao analisar suas contas conseguirá identificar o que é essencial e o que não é.

3 – Calcule seu custo de vida

Agora que já sabe quais são seus gastos essenciais, faça o planejamento encima deles. Verifique quanto precisará gastar para cobrir essas gastos. Se já fez isso, você terá em mãos um número muito importante: Seu custo de vida. Agora já sabe quantos reais você precisará todos os meses para manter o seu patamar de vida atual.

4 – Enxugue as contas

Partindo da ideia de que você já analisou os gastos e calculou seu custo de vida, chegou a hora de enxugar as contas. Subtraia do valor do seu rendimento mensal o seu custo de vida (Rendimento – custo mensal) o que sobrar será seu “objeto de trabalho”, o que antes era gastado com coisas supérfluas, agora poderá ser usada para um objetivo maior. Com isso em mente, corte os gastos com coisas superficiais e utilize esse dinheiro para lhe ajudar a alcançar seu objetivo.

5 – Guarde/invista o excedente

O dinheiro que sobrou após o pagamento do seu custo de vida é o seu “objeto de trabalho”, logo ele que lhe ajudará a alcançar seu objetivo, então guarde ou invista esse excedente.

Leia também

Siga nossas redes

Instagram

Facebook

Rate this post