Ibovespa alcança 130 mil pontos e bate novo recorde histórico

0
686
bolsa-de-valores-130-mil-pontos
Bolsa de Valores atinge 130 mil pontos (Fotos: Freepik)

Depois que o Ibovespa começou o dia de forma mais lenta, o Ibovespa ganhou tração à tarde e atingiu a inédita marca de 130 mil pontos. Com a ajuda de pesos pesados ​​do mercado de ações como Petrobras e Bancos, foi a sétima alta consecutiva do índice e o quinto recorde de fechamento.

Após ajustes, o índice subiu 0,40% para 130.126 pontos e o movimento financeiro foi de R$ 25 bilhões.

O movimento foi amparado pelo ambiente externo favorável aos ativos de risco e por uma avaliação mais otimista da economia brasileira, que ditou os rumos do mercado, principalmente após a surpresa no primeiro trimestre com o resultado do PIB. O índice subiu 3,64% na semana e agora acumula alta de 9,33% no ano.

Durante a tarde, o Ibovespa começou a ganhar força, enquanto ações importantes também se beneficiaram do bom humor lá fora. Desta forma, o índice conseguiu ultrapassar a correção que anteriormente pesava no mercado à medida que a bolsa se ajustava à queda global do dia anterior.

Petrobras ON subiu 1,22% e Petrobras PN subiu 1,57% com uma nova rodada de lucros do petróleo, enquanto PetroRio ON fechou 1,08%. O setor bancário obteve ganhos de 2,09% no Itaú PN e 0,54% no Bradesco ON, enquanto o Bradesco PN caiu 0,11%.

Na manhã, principal acontecimento econômico do dia, o relatório americano de empregos reportou a criação de 559.000 empregos, novamente inferior ao consenso de 671.000 empregos. Ainda assim, a diferença foi menor que em abril.

Por um lado, esse resultado atenua as preocupações com o superaquecimento da economia dos EUA e ajuda os ativos de risco. Por outro lado, o risco de pressões inflacionárias, que podem levar a uma redução dos estímulos monetários antes do que o Federal Reserve espera, permanece no radar.

No âmbito doméstico, o mercado também comemora um prognóstico mais otimista com a expectativa de crescimento do PIB em 2021. E isso contribui para medidas mais sensíveis à retomada das atividades. Com isso, empresas ligadas ao varejo e comércio tiveram forte alta hoje. Por outro lado, as ações da Vale e das siderúrgicas recuaram hoje depois que os preços do minério de ferro caíram na China. Vale ON caiu 1,66% enquanto CSN ON caiu 2,08%; Gerdau PN caiu 2,79% e Usiminas caiu 2,76%.

Rate this post