Nos últimos anos, muitos investidores têm deixado de lado ativos de renda fixa, como cadernetas de poupança e títulos diretos do Tesouro, e passaram para o território de renda variável, no entanto, para desenvolver uma estratégia lucrativa, é necessário entender como a bolsa de valores funciona.
De acordo com dados divulgados pelo Brasil, Bolsa e Balcão (B3) — a bolsa de valores do Brasil — registrou um aumento de 43% no número de investidores na comparação dos meses de junho de 2020 e 2021.
Com diversas bolsas ao redor do mundo, entender o que é uma bolsa de valores e como ela funciona se tornou um requisito essencial para começar a negociar ativos de renda variável. Leia abaixo e saiba mais sobre o assunto.
Como a bolsa de valores funciona?
De um modo geral, a Bolsa de Valores é o ambiente em que são realizadas as transações de valores mobiliários.
Ou seja, desde a compra e venda de ações até títulos do governo e commodities – produtos que são matérias-primas, como aço, soja e petróleo.
Mesmo que a definição seja simples, entender como a bolsa de valores funciona hoje é um pouco mais complicado.
Isso porque esse ambiente pode ser interpretado como um importante indicador para monitorar a volatilidade dos ativos, bem como uma forma de ganhar a vida.
Por isso, conhecer e entender como funcionam as bolsas de valores tornou-se um dos princípios para a formação de investidores. Afinal, esse é um ambiente que funciona como um mercado organizado para compra e venda de ativos.
A característica mais comum é a negociação de ações, mas não é o único canal disponível para os investidores. Existem outras estruturas e mercados acessíveis, como:
- ativos de renda fixa;
- mercado à vista;
- crédito imobiliário;
- financiamento de veículos;
- derivativos listados.
- mercado de balcão;
Função da Bolsa
Como ponto de encontro dos investidores, as bolsas de valores são pontos importantes para a negociação de ativos de renda variável.
Afinal, seu papel também inclui a manutenção do ambiente, garantir que haja regras e tornar todas as transações seguras e transparentes.
Outro aspecto intrínseco ao entendimento do funcionamento de uma bolsa de valores é a sua participação nas negociações. Ou seja, o mercado é responsável pela compensação, registro e atualização de todos os papéis.
Além disso, a Bolsa de Valores desempenha mais 2 papéis importantes: agente de custódia e agente de clearing. Ou seja, custódia centralizada de todos os ativos de negociação e gerenciamento de risco de transações com garantias de segurança.
Bolsa de Valores do Brasil (B3)
Fundada em 1980 e sediada em São Paulo, a Bovespa é a principal bolsa de valores de ações das companhias abertas brasileiras.
O Ibovespa é o indicador mais importante do mercado de ações – também conhecido como Índice Bovespa.
A BM&FBovespa, por sua vez, é resultado da fusão da Bovespa e da bolsa de futuros de commodities (BM&F), ocorrida em 2008.
Há cerca de quatro anos, em 2017, a BM&FBovespa fez uma nova fusão com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).
A fusão da Bovespa, BM&F e Cetip deu origem à B3, uma das maiores empresas de infraestrutura do mercado financeiro do mundo e a maior bolsa da América Latina.
Como funciona a bolsa de valores no Brasil? A B3, é supervisionada pela entidade CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Assim como a bolsa de valores americana, a B3 também possui regras únicas, afinal, cada país possui características próprias, que garantem a segurança e a disciplina da operação.
Mesmo sendo considerado um investimento de alto risco, devido à falta de um fundo garantidor de crédito (FGC), ao observar como funciona uma bolsa de valores, nota-se que existem ferramentas e mecanismos que ajudam a dar mais segurança à operação. O próprio ambiente é uma garantia.
Isso porque este é um mercado regido por regras em que os investidores assinam contratos de compra e venda.
Além disso, os home brokers, plataformas de compra e venda de ações, também oferecem ferramentas que ajudam a controlar ganhos e perdas, como stop-loss e stop gain.
Se gostou do conteúdo, curta, comente, nos avalie e considere nos seguir nas redes sociais!
Leia também
- Oi (OIBR3) tem lucro de 1,782 bilhões no 1º trimestre
- XP Lança Faculdade com Cursos de Graduação Gratuitos com Início em Agosto de 2022
- Google Oferecerá 500 mil bolsas de Estudo no Brasil: Veja como concorrer
- 4 Carteiras Semanais Diferentes para a Semana de 6 a 10 de junho de 2022