B3: Como a Bolsa de Valores Funciona

0
60
Como a Bolsa de Valores Funciona
(Foto: istockphoto)

Nos últimos anos, muitos investidores têm deixado de lado ativos de renda fixa, como cadernetas de poupança e títulos diretos do Tesouro, e passaram para o território de renda variável, no entanto, para desenvolver uma estratégia lucrativa, é necessário entender como a bolsa de valores funciona.

De acordo com dados divulgados pelo Brasil, Bolsa e Balcão (B3) — a bolsa de valores do Brasil — registrou um aumento de 43% no número de investidores na comparação dos meses de junho de 2020 e 2021.

Com diversas bolsas ao redor do mundo, entender o que é uma bolsa de valores e como ela funciona se tornou um requisito essencial para começar a negociar ativos de renda variável. Leia abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Como a bolsa de valores funciona?

De um modo geral, a Bolsa de Valores é o ambiente em que são realizadas as transações de valores mobiliários.

Ou seja, desde a compra e venda de ações até títulos do governo e commodities – produtos que são matérias-primas, como aço, soja e petróleo.

Mesmo que a definição seja simples, entender como a bolsa de valores funciona hoje é um pouco mais complicado.

Isso porque esse ambiente pode ser interpretado como um importante indicador para monitorar a volatilidade dos ativos, bem como uma forma de ganhar a vida.

Por isso, conhecer e entender como funcionam as bolsas de valores tornou-se um dos princípios para a formação de investidores. Afinal, esse é um ambiente que funciona como um mercado organizado para compra e venda de ativos.

A característica mais comum é a negociação de ações, mas não é o único canal disponível para os investidores. Existem outras estruturas e mercados acessíveis, como:

  • ativos de renda fixa;
  • mercado à vista;
  • crédito imobiliário;
  • financiamento de veículos;
  • derivativos listados.
  • mercado de balcão;

Função da Bolsa

Como ponto de encontro dos investidores, as bolsas de valores são pontos importantes para a negociação de ativos de renda variável.

Afinal, seu papel também inclui a manutenção do ambiente, garantir que haja regras e tornar todas as transações seguras e transparentes.

Outro aspecto intrínseco ao entendimento do funcionamento de uma bolsa de valores é a sua participação nas negociações. Ou seja, o mercado é responsável pela compensação, registro e atualização de todos os papéis.

Além disso, a Bolsa de Valores desempenha mais 2 papéis importantes: agente de custódia e agente de clearing. Ou seja, custódia centralizada de todos os ativos de negociação e gerenciamento de risco de transações com garantias de segurança.

Bolsa de Valores do Brasil (B3)

Fundada em 1980 e sediada em São Paulo, a Bovespa é a principal bolsa de valores de ações das companhias abertas brasileiras.

O Ibovespa é o indicador mais importante do mercado de ações – também conhecido como Índice Bovespa.

A BM&FBovespa, por sua vez, é resultado da fusão da Bovespa e da bolsa de futuros de commodities (BM&F), ocorrida em 2008.

Há cerca de quatro anos, em 2017, a BM&FBovespa fez uma nova fusão com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip).

A fusão da Bovespa, BM&F e Cetip deu origem à B3, uma das maiores empresas de infraestrutura do mercado financeiro do mundo e a maior bolsa da América Latina.

Como funciona a bolsa de valores no Brasil? A B3, é supervisionada pela entidade CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Assim como a bolsa de valores americana, a B3 também possui regras únicas, afinal, cada país possui características próprias, que garantem a segurança e a disciplina da operação.

Mesmo sendo considerado um investimento de alto risco, devido à falta de um fundo garantidor de crédito (FGC), ao observar como funciona uma bolsa de valores, nota-se que existem ferramentas e mecanismos que ajudam a dar mais segurança à operação. O próprio ambiente é uma garantia.

Isso porque este é um mercado regido por regras em que os investidores assinam contratos de compra e venda.

Além disso, os home brokers, plataformas de compra e venda de ações, também oferecem ferramentas que ajudam a controlar ganhos e perdas, como stop-loss e stop gain.

Se gostou do conteúdo, curta, comente, nos avalie e considere nos seguir nas redes sociais!

Leia também

Siga nossas redes

Instagram

Facebook

Rate this post