Quem conhece uma das maiores redes de fast food do mundo fica se perguntando: como abrir uma franquia McDonald’s?
Criado em 1937 pelos irmãos Maurice e Richard McDonald como uma pequena barraca de hot dogs na Califórnia, nos Estados Unidos. Em seguida, a rede se expandiu pelo mundo e atualmente é difícil não encontrar um lugar no mundo onde não tenha uma loja do Mc’Donalds.
Aqui no Brasil, a rede está presente em todos os estados, bem como a operação das franquias do McDonald’s é da holding Arcos Dourados, que tem sede em Montevidéu, no Uruguai.
Mas, como abrir uma franquia do McDonald’s, sabendo que o retorno financeiro é certo? Veja abaixo.
Passo a passo para adquirir franquia McDonald’s
Para se tornar franqueado da marca, você precisa passar por um processo seletivo que dura aproximadamente um ano. São pelo menos seis passos:
Inscrição no site
Primeiramente é preciso preencher um questionário no site da Arcos Dourados (https://www.mcdonalds.com.br), onde passará por um análise se o perfil da sua empresa é compatível com os requisitos da marca.
Além disso, a franquia vai avaliar se existe a necessidade de ter uma loja do McDonald’s no espaço solicitado.
Tudo dando certo, o Departamento de Franquias da rede irá entrar em contato para marcar uma entrevista pessoal.
Conhecendo a rotina
Em seguida, o empreendedor recebe um convite a passar três dias acompanhando o funcionamento de um restaurante McDonald’s para entender a dinâmica da empresa de fast food e a rotina de uma unidade. É durante esta etapa que ocorre a entrevista.
Avaliação do perfil
Em seguida, o candidato é submetido à equipe de assessoramento da rede, onde os recrutadores vão avaliar a competências e o background dos candidatos.
Entrevista
Antes de dar início ao treinamento efetivo, o candidato ainda recebe um convite para passar por uma série de entrevistas com os executivos da rede, posteriormente, o candidato ir para a principal etapa do ciclo.
Treinamento
Chegou a parte do treinamento, onde para obter a aprovação como franqueado McDonald’s, o candidato é encaminhado para imersão para aprender tudo sobre o negócio em 36 semanas.
Leia Também:
- Consórcio vale a pena?
- Como limpar meu nome no SPC e SERASA pela internet
- Como Declarar Imposto de Renda Sem Sair de Casa
Por ser uma rede que conta com uma identidade visual e um padrão muito elevado, é comum que os valores sejam, também, altos. Assim, para investir em qualquer modelo de franquias do McDonald’s, é preciso fazer um investimento inicial que pode variar entre R$ 1,6 milhão a R$ 2,5 milhões.
Recebimento de chaves e inauguração
No final, o fraqueado assina o contrato, obtendo assim o direito de operar a marca McDonald’s, tendo acesso a toda estrutura da rede, onde fica a responsabilidade de gerir o negócio plenamente.