Como as Commodities Afetam a Vida dos Brasileiros

0
190
Como-as-commodities-afetam-a-vida-dos-brasileiros
Petróleo (Foto: istockphoto)

  Commodities – provavelmente já ouviu essa palavra alguma vez na sua vida, seja na escola, faculdade, jornal ou até mesmo em sites de investimentos, mas já sabe o que é? É possível que, assim como muitos brasileiros, você não faça a menor ideia do que seja. Bom, isso muda hoje.

O que são commodities?

São produtos de origem primária que são produzidos em larga escala e que funcionam como matéria-prima, podendo ser estocados sem perder qualidade, que possuem características semelhantes em qualquer parte do mundo, ou seja, não importa o local onde é produzida e nem por quem é produzida, ela sempre terá características semelhantes. Os exemplos de commodities são variados e de diversas áreas, tais como as agrícolas (milho, trigo, açúcar, café, algodão), metais (prata, ouro e alumínio), minerais e óleos (minério de ferro, petróleo, gás natural), ambientais (madeira).

Qual a importância para a economia mundial e como afeta a vida do cidadão?

Por se tratarem de matéria-prima para produtos de extrema relevância para o cenário mundial elas tem grande impacto na economia mundial, por exemplo. Se o preço do trigo (ingrediente fundamental para fabricação do pão) aumentar, consequentemente o preço do pão também irá subir, afetando diretamente a população mundial que consome esse produto. Conseguiu entender? Caso não tenha entendido, fique calmo, há um outro exemplo bem atual e que pode lhe ajudar com isso, o petróleo. Se o preço do barril do petróleo aumenta, consequentemente o preço de todos os combustíveis oriundo dele (gasolina e diesel) irão aumentar.

O seu preço é definido pela lei da oferta x demanda, isso significa que se houver muitos compradores, mas poucos vendedores o produto fica mais caro, entretanto quando há mais vendedores do que compradores o preço tende a ficar mais barato.

Quais as principais commodities brasileiras?

O Brasil tem produz e exporta uma série de commodities, tendo um grande destaca para os produtos oriundos do agronegócio, mas não se limite apenas a eles, podemos destacar a seguinte lista:

  • Petróleo;
  • Boi gordo;
  • Soja;
  • Café;
  • Minério de ferro;
  • Alumínio;
  • Suco de laranja;

O Brasil, por sua grande extensão territorial, clima tropical e sua heterogeneidade regional consegue produzir diversos desses produtos essenciais, fazendo com que a economia do país seja diversificada. Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, considere acessar o seguinte site:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/commodities.htm

Leia Também

Siga nossas redes

Instagram

Facebook

Rate this post