Como Declarar Imposto de Renda Sem Sair de Casa

0
515
como-declarar-imposto-de-renda
Como Declarar Imposto de Renda. (Foto: istockphoto)

Muitas pessoas acham que declarar imposto de renda sem sair de casa é bem difícil e precisa da ajuda de um contador. Entretanto, vamos te mostrar que você pode fazer sozinho.

A declaração do imposto de renda é uma obrigação anual de todos os brasileiros que tem um CPF e alguma renda.

Mesmo que você não se enquadre nos limites de obrigatoriedade de fazer um tipo ou outro de declaração, terá que fazer a declaração de isento.

Contudo, com um pouco de organização e de pesquisa sobre o assunto, qualquer contribuinte consegue realizá-la.

Passo a passo para declarar Imposto de renda sem sair de casa

Veja abaixo como declarar imposto de renda sem sair de casa, não precisando da ajuda de contador:

Mantenha guardado documentos importantes

Quem quer saber como declarar imposto de renda, é imprescindível ter documentos que comprovem despesas com saúde, educação, impostos, bem como bens em seu nome e afins. Isso diminuirá a quantidade de IR a pagar!

Descreva todas as suas fontes de renda

Logo depois, o segundo passo é anotar todas as suas fontes de renda: emprego, venda de bens, ganho em ações para não esquecer nada na hora de declarar suas rendas tributáveis ao Leão.

Informe de rendimentos nas empresas que trabalhou

Para comprovar sua renda, você pode solicitar um informe de rendimentos nas empresas que trabalhou de janeiro a dezembro do ano referente a declaração.

Tenha em mãos o extrato do Imposto de Renda

Outra forma de comprovar sua renda tributável, é apresentando um extrato de IR dos bancos que você utiliza, normalmente, você consegue emiti-lo pela internet banking, caso não seja possível, então é só pedir na sua agência.

Não esqueça dos dependentes

Se você tem dependentes, não esqueça de apresentar os rendimentos e despesas deles na sua declaração, bem como os documentos serão os mesmos que você utilizou para comprovar suas despesas e rendimentos.

Separe os rendimentos não tributáveis

Importante lembrar que rendimentos não tributáveis como: herança recebida, doações e FGTS também precisam ser apresentados ao Leão, então, separe esses documentos.

Leia Também:

Baixe o programa da Receita Federal

Todo ano, normalmente no início, a Receita Federal disponibiliza o programa mais atual, onde deve ser baixado para que todas as informações acima possam ser incluídas na declaração do imposto de renda sem sair de casa.

Agora que você já sabe como declarar imposto de renda sem sair de casa, basta por em prática.

Rate this post