Como investir na bolsa americana?

0
3839
como-investir-na-bolsa-americana
Como Investir na Bolsa Americana. (Foto: Adobe/stock)

Mesmo sendo brasileiro e nunca ter visitado o país, é possível investir na bolsa americana e garantir bons rendimentos todos os meses.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado e, sobretudo, adquirir habilidades a respeito das aplicações financeiras, é o que veremos a partir de agora.

Como investir na bolsa americana?

Em comparação com o mercado de ações brasileiro, o mercado dos EUA é desenvolvido e consegue atrair maior número de investidores e de empresas de grande porte.

Entre os norte-americanos, por exemplo, é comum pais e professores ensinarem as crianças a se interessarem pelo mercado financeiro desde cedo, criando uma cultura de investimento na sociedade.

As bolsas de valores dos EUA apresentam um maior número de ações disponíveis para o investidor escolher e aplicar conforme as melhores oportunidades do dia e da semana.

Você é brasileiro e deseja aplicar e lucrar em dólar? Então, saiba que isso é possível.

Investidores do Brasil podem realizar as aplicações através de sistemas conhecidos como BDRs, ETFs ou diretamente através de corretora de aplicação dos EUA.

A seguir iremos explicar o conceito de cada tipo de sistema e método de aplicação, lembrando que é requerido habilidade e pesquisa em relação ao mercado financeiro, confira:

BDRs

Trata-se de uma sigla na qual “BDR” significa Brazilian Depositary Receipt. Em nosso país é conhecida como CDVM ou Certificado de Depósito de Valores Mobiliários.

Na prática, são títulos que apresentam vínculo com a empresa de investimento. Ressaltamos que, no Brasil, grande parte dos BDRs são pertencentes às empresas norte-americanas, mas podemos afirmar que existem BDRs de outros países.

No processo de negociação, os métodos são similares das empresas brasileiras de compra e venda de ações, permitindo a compra de ações por lote, fração ou utilizando o home broker.

Ao aderir pelo BDR, o investidor não estará investindo na empresa diretamente, pois o BDR funciona de forma similar a de um fundo, onde o investidor pode comprar uma ação estrangeira como se fosse a compra de uma cota.

ETFs

ETF significa Exchange Traded Fund, que é essencialmente um fundo que acompanha um índice. Esse tipo de investimento pode rastrear índices brasileiros e estrangeiros.

No nosso país temos dois ETFs, nomeadamente o IVVB11 e o SPXI11. A principal diferença entre os dois, em síntese, é o tamanho da taxa de administração de cada fundo a investir.

A escolha do ETF permite ao investidor receber os dividendos e depois reinvesti-los. Essa é uma ótima maneira de investir dinheiro em índices seguros que raramente resultam em prejuízo.

Corretora americana

Para saber como investir na bolsa americana, o caminho mais seguro é através de uma boa corretora.

Através de uma corretora, o investidor precisará se cadastrar para abrir uma conta através de uma corretora americana e a partir daí, iniciar seus investimentos.

Porém, vale ressaltar que não são todas as empresas que aceitam investidores estrangeiros.

Portanto, é importante verificar quais tipos de corretoras dos EUA aceitam investidores estrangeiros.

Depois, faça uma pesquisa para verificar se a instituição apresenta registro no FINRA e no SEC que são de instituições que regulam os investimentos em solo americano.

É indicado também se informar sobre as taxas cobradas pelas corretoras e fazer comparações entre elas.

Posteriormente, verifique a documentação incluindo o CPF, declaração do Imposto de Renda, cópia do passaporte, comprovante de residência e o documento W-8BEN que certifica o investidor brasileiro na bolsa americana.

Mais adiante daremos nossa opinião sobre qual a melhor corretora para você investir em Ações nos Estados Unidos sem dificuldades e diretamente do Brasil.

Leia Também:

Depois de saber como investir na bolsa americana e conhecer os melhores caminhos para a compra de ações americanas, é importante seguir outras orientações que apresentamos a seguir:

1º Faça uma pesquisa

Como relatamos anteriormente, é indicado fazer uma pesquisa para conhecer as melhores corretoras norte-americanas e verificar as condições de cada uma.

2º Cuidado ao escolher uma Corretora

Para o investidor brasileiro realizar a compra ou venda de títulos nos EUA, ele precisará abrir uma conta de investimento em uma corretora norte-americana.

Mas, não são todas as corretoras que aceitam brasileiros e estrangeiros, sendo fundamental selecionar uma corretora que o aceite.

Posteriormente, é fundamental ficar atento com outras condições como normas, taxas, regras e demais tipos de cobranças.

Um fator importante a ser considerado é que para os investimentos feitos no exterior, em geral se houve algum pagamento de impostos efetuados no país onde se investiu, então você pode deduzir esse imposto aqui no Brasil.

Importante verificar quais os tipos de tratados o Brasil tem com esse pais.

Especificamente com os EUA o Brasil tem tratado de compensação, ou seja, o que for pago de impostos lá, você sendo residente aqui no Brasil, você pode compensar esses impostos na sua declaração.

3º Qual a melhor corretora para Investir na Bolsa Americana?

Tradicionalmente, brasileiros só podem comprar ações americanas por meio de BDRs (Brazilian Depository Receipt).

A tecnologia, contudo, tem mudado isso. Atualmente, você pode comprar ações americanas e investir nos EUA da palma da sua mão com apenas US$1 e sem pagar taxas de corretagem.  

‍Com o aplicativo da Passfolio, você consegue investir em empresas como Amazon, Google, Netflix e Apple com autonomia e sem ter que abrir uma conta bancária americana ou fazer uso de BDRs.

A Corretora vem democratizando o investimento em ações americanas e tornando-o algo acessível para todos, aceitando, inclusive, métodos de depósito locais, como TEDs. 

Sem taxas de corretagem? Como assim?

A Passfolio em vez de cobrar taxas de corretagem e ficar com uma porcentagem dos seus investimentos, encontrou formas muito mais justas de ganhar dinheiro, como:

  • Juros sobre o dinheiro não investido 
  • Spread cambial

No entanto, é importante considerar que custos para depositar na sua conta do app variam de acordo com o seu país e o método de depósito escolhido.

Antes de usar o app, consulte informações sobre taxas aqui: https://www.passfolioapp.com/fees

Se você gostou da dica e deseja abrir uma conta na Passfolio clique no botão abaixo:

Abra sua Conta

Lembrando que se você criar sua conta e realizar um investimento de pelo menos 25 dólares dentro de 24 horas, a Passfolio lhe premiará com um valor de 5 a 100 dólares em ações americanas.

Por que investir na bolsa americana?

Atualmente, grande parte das empresas globais e multinacionais aplica na bolsa de valores, principalmente, no mercado de ações dos EUA.

Dentre as principais marcas e corporações, podemos citar a Coca-Cola, Nike, Visa, McDonald’s, Google, Apple, Netflix, Amazon, Microsoft e entre outras.

Por outro lado, muitos investidores menores ou de empresas de outros países, também procuram investir no mercado americano devido ao retorno maior e demais vantagens.

Principais vantagens

O mercado de ações dos EUA oferece alto nível de liquidez de ativos, mais opções de investimentos e menor custo para investir em comparação com a bolsa de valores brasileira por exemplo.

Por outro lado, os riscos de investir e atingir perdas são os mesmos em relação aos investimentos aplicados na bolsa brasileira, leve isso em consideração também.

Conclusão

Portanto, existem alguns caminhos seguros para investir na bolsa americana de maneira segura e garantir um bom retorno a médio prazo.

Atualmente, com a facilidade oferecida pela tecnologia, tem crescido bastante o número de investidores brasileiros interessados em aplicar nas ações de outros países, principalmente, nas mais lucrativas, que são as movimentadas pela bolsa de valores dos EUA.

Vale muito se informar e aprender a lidar com investimentos estrangeiros sempre calculando as possíveis perdas e ganhos. Mas, neste momento, este tipo de investimento é uma opção!

Obrigado por ler até aqui e não deixe de conferir a Passfolio. Obrigado e até a próxima.

Rate this post