Uma entrevista de emprego é uma parte típica e inevitável de conseguir um emprego.
Esta é uma situação muito sensível do processo, Inúmeros indivíduos qualificados perdem a oportunidade de conseguir a posição que desejavam, sobretudo devido a uma terrível experiência vivida durante a entrevista.
Dessa maneira, você deve estar realmente preparado para isso. Já que esta é a parte mais difícil do processo de candidatura ao seu emprego dos sonhos, concorda?
Você deve manter uma distância estratégica dos erros e preencher todas as lacunas do seu plano.
Hoje nós vamos te contar as principais dicas sobre o método mais eficiente para que seja aprovado com segurança.
Primeiramente vamos começar falando sobre o contato prévio que o candidato deve possuir com a empresa em que almeja a vaga de emprego.
1. Faça uma pesquisa sobre a empresa.
No caso, se você possuir informações básicas sobre a empresa para que deseja trabalhar, suas chances de ser bem sucedido aumentarão enormemente. Você deve conhecer os princípios da organização, sua missão e valores, além disso, mostre sua seriedade e entusiasmo por sua posição futura.
2. Elabore perguntas básicas que podem lhe fazer durante a entrevista de emprego.
Independentemente da empresa e de seu ramo de trabalho, sempre haverá algumas perguntas comuns, por exemplo:
- O que você conhece ou pensa sobre a empresa?
- Por que motivo exatamente você deve ser contratado?
- Como você pode beneficiar o grupo?
- Descreva suas técnicas e métodos para superar dificuldades no trabalho.
Você também deve considerar outras perguntas.
3. Fale sobre seus Prós e Contras.
Você receberá um questionário para que marque suas melhores habilidades e suas maiores deficiências. Você deve ser conciso e marcar suas características mais importantes. Diga que você é rápido em atender às solicitações, pode lidar com seu cronograma, organizar todo o processo de trabalho, além disso, Você precisa fazer referência a todos os seus ângulos positivos com a meta de que seu chefe compreenda o que você é capaz de fazer.
Para a situação, você recebe algumas informações sobre suas deficiências que você deve ser direto e informar a cada uma delas. Além disso, você deve demonstrar ao seu chefe que pode, sem muito esforço, lidar com todos elas, e elas nunca comprometerão seu desempenho no trabalho.
4. Faça suas próprias perguntas, sensatas e inteligentes.
Tente não ter medo de fazer suas próprias perguntas. Por que isso importante? Dessa maneira, você mostrará que está realmente interessado pela vaga e que está atento a conversa. Você pode fazer as perguntas a seguir:
O que é necessário para progredir em minha carreira aqui?
Com quem vou colaborar?
Quais são minhas principais obrigações na empresa?
Terei a opção de crescer na empresa?
Que desafios posso enfrentar?
Leia Também:
- CDB – O que é? Como Investir?
- 5 Ações da Bolsa de Valores que estão sendo negociadas abaixo do valor patrimonial
- 3 Dicas sobre Como Economizar ganhando pouco dinheiro
5. Mantenha distância dos clichês.
Ninguém gosta de clichês não é mesmo? Então algumas empresas podem imaginar que você não tem seus próprios pensamentos se trabalhar com respostas enlatadas. Mostre sua independência e enfatize sua criatividade. Tente garantir ao seu gerente que você pode resolver problemas de várias maneiras, qualquer que seja o caso. Você pode executar seus próprios pensamentos e eles funcionarão.
6. Conclua e traga todos os documentos necessários com antecedência.
Você precisará de alguns documentos necessários relacionados à sua futura posição na empresa. Trazer cópias do seu currículo, portfólio e etc. Ao preenchê-los, esteja atento e evite cometer erros. Isso mostrará sua seriedade e profissionalidade.
7. Cuidado com a vestimenta
Lembre-se da sua aparência. Além disso, estabeleça uma conexão construtiva com os outros. Consiga uma roupa agradável, com o objetivo de mostrar-lhe como um indivíduo decidido e seguro. Da mesma forma, deve estar de acordo com a empresa em que você está se candidatando. Enquanto você conhece mais a empresa, descubra qual o seu Dress Code, ou seja, o código de vestimenta da empresa, podendo ser mais ou menos formal, com ou sem padrão de cores e etc.
8. Jornada do Herói (Dica extra)

Bom, eu te prometi que seriam 7 dicas sobre como passar em uma entrevista de emprego, certo? Porém o meu objetivo é lhe entregar sempre mais do que o prometido, por isso deixarei mais uma dica extra que considero muito interessante.
Mas o que é a Jornada do Herói? Como você pode utiliza-la em sua entrevista de emprego?
Também conhecida como Monomito, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell, é um dos conceitos utilizados para que grandes histórias sejam contadas. Sejam da literatura ou do cinema.
Porém, quando se trata de apresentações, a Jornada do Herói também tem o seu papel, já que a ideia do Monomito ajuda a construir uma narrativa que encanta e engaja todos que acompanham.
Muitas pessoas utilizam esse conceito em suas apresentações pessoais sejam em entrevistas de emprego ou até mesmo palestras por exemplo.
A Jornada do Herói se divide em 12 etapas divididas em 3 fases que te farão contar uma história impecável!
1ª fase. Chamada – Mostra o herói aspirando sua jornada.
2ª fase. Iniciação – Parte do enredo formada por diversas aventuras vividas pelo herói ao longo do caminho.
3ª fase. Retorno – O momento em que o herói retorna para casa com experiência, conhecimento e os poderes que adquiriu durante a aventura.
Dentro desses três pilares, existe o que chamamos de os “12 estágios da jornada do herói”, etapas que formam o enredo em sua totalidade.
1ª Fase:
- Mundo Comum: A Jornada do Herói inicia mostrando o personagem principal em sua vida comum, antes de iniciar sua grande aventura.
- A Chamada: Neste momento surge um desafio e o herói acaba sendo influenciado a sair da sua zona de conforto para que cumpra um problema.
- Recusa ou Reticência: O personagem recusa ou demorar a aceitar a chamada, resistindo ao desafio. Quase sempre é porque tem medo sente-se inseguro ou incapaz.
2º Fase:
- Mentoria: Neste estágio ele encontra um mentor, sábio, oráculo; então recebe uma ajuda divina ou sobrenatural que o motiva a aceitar a chamada, concedendo-lhe o conhecimento e a sabedoria para encarar a aventura.
- Cruzamento do Primeiro Portal: Onde o herói imerge do mundo comum e ultrapassa um portal para que seja levado a um mundo especial, mágico, uma outra dimensão.
- Provações, aliados e inimigos: No sexto estágio, o personagem passa por testes, enfrenta problemas, dúvidas surgem. Nesta etapa ele também encontra aliados e enfrenta inimigos e então acaba aprendendo as regras do novo mundo.
- Aproximação da caverna secreta: A aproximação da caverna secreta é um momento de recolhimento do personagem, em que ele dá uma pausa na sua jornada para voltar aos seus questionamentos iniciais, é um momento em que ele precisa colocar a cabeça no lugar para que esteja 100% preparado para o desafio final.
3ª Fase:
- Provação difícil ou traumática: O maior desafio da aventura surge, como um caso de vida ou morte. Esta é a parte mais dolorida do enredo.
- Recompensa: O personagem escapa do final trágico, supera o medo e então adquire a fórmula mágica, a recompensa por aceitar o desafio.
- O Retorno – Retorna para o mundo comum, volta ao ponto de partida.
- Ressurreição: Outro momento decisivo na vida do personagem, um novo teste ao qual ele enfrenta o perigo, a morte e deve usar com veemência tudo que foi aprendido, inclusive a fórmula mágica.
- Regresso com a fórmula: Volta para casa com a fórmula a fim de ajudar a todos de seu mundo comum.
Separei um vídeo muito interessante sobre o tema para que você compreenda melhor
Seguindo essas dicas realmente básicas, você planejará sem esforço um ótimo trabalho, além disso, aumentará muito suas chances de passar na Entrevista de emprego e conseguir a posição que você almeja.
Obrigado por ler até aqui e se você gostou do conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!