7 dicas sobre como passar em uma entrevista de emprego

0
670
como-passar-em-uma-entrevista-de-emprego
Como Passar na Entrevista de Emprego (Foto: Adobe/Stock)

Uma entrevista de emprego é uma parte típica e inevitável de conseguir um emprego.

Esta é uma situação muito sensível do processo, Inúmeros indivíduos qualificados perdem a oportunidade de conseguir a posição que desejavam, sobretudo devido a uma terrível experiência vivida durante a entrevista.

Dessa maneira, você deve estar realmente preparado para isso. Já que esta é a parte mais difícil do processo de candidatura ao seu emprego dos sonhos, concorda?

Você deve manter uma distância estratégica dos erros e preencher todas as lacunas do seu plano.

Hoje nós vamos te contar as principais dicas sobre o método mais eficiente para que seja aprovado com segurança.

Primeiramente vamos começar falando sobre o contato prévio que o candidato deve possuir com a empresa em que almeja a vaga de emprego.

1. Faça uma pesquisa sobre a empresa.

No caso, se você possuir informações básicas sobre a empresa para que deseja trabalhar, suas chances de ser bem sucedido aumentarão enormemente. Você deve conhecer os princípios da organização, sua missão e valores, além disso, mostre sua seriedade e entusiasmo por sua posição futura.

2. Elabore perguntas básicas que podem lhe fazer durante a entrevista de emprego.

Independentemente da empresa e de seu ramo de trabalho, sempre haverá algumas perguntas comuns, por exemplo:

  • O que você conhece ou pensa sobre a empresa?
  • Por que motivo exatamente você deve ser contratado?
  • Como você pode beneficiar o grupo?
  • Descreva suas técnicas e métodos para superar dificuldades no trabalho.

Você também deve considerar outras perguntas.

3. Fale sobre seus Prós e Contras.

Você receberá um questionário para que marque suas melhores habilidades e suas maiores deficiências. Você deve ser conciso e marcar suas características mais importantes. Diga que você é rápido em atender às solicitações, pode lidar com seu cronograma, organizar todo o processo de trabalho, além disso, Você precisa fazer referência a todos os seus ângulos positivos com a meta de que seu chefe compreenda o que você é capaz de fazer.

Para a situação, você recebe algumas informações sobre suas deficiências que você deve ser direto e informar a cada uma delas. Além disso, você deve demonstrar ao seu chefe que pode, sem muito esforço, lidar com todos elas, e elas nunca comprometerão seu desempenho no trabalho.

4. Faça suas próprias perguntas, sensatas e inteligentes.

Tente não ter medo de fazer suas próprias perguntas. Por que isso importante? Dessa maneira, você mostrará que está realmente interessado pela vaga e que está atento a conversa. Você pode fazer as perguntas a seguir:

O que é necessário para progredir em minha carreira aqui?

Com quem vou colaborar?

Quais são minhas principais obrigações na empresa?

Terei a opção de crescer na empresa?

Que desafios posso enfrentar?

Leia Também:

5. Mantenha distância dos clichês.

Ninguém gosta de clichês não é mesmo? Então algumas empresas podem imaginar que você não tem seus próprios pensamentos se trabalhar com respostas enlatadas. Mostre sua independência e enfatize sua criatividade. Tente garantir ao seu gerente que você pode resolver problemas de várias maneiras, qualquer que seja o caso. Você pode executar seus próprios pensamentos e eles funcionarão.

6. Conclua e traga todos os documentos necessários com antecedência.

Você precisará de alguns documentos necessários relacionados à sua futura posição na empresa. Trazer cópias do seu currículo, portfólio e etc. Ao preenchê-los, esteja atento e evite cometer erros. Isso mostrará sua seriedade e profissionalidade.

7. Cuidado com a vestimenta

Lembre-se da sua aparência. Além disso, estabeleça uma conexão construtiva com os outros. Consiga uma roupa agradável, com o objetivo de mostrar-lhe como um indivíduo decidido e seguro. Da mesma forma, deve estar de acordo com a empresa em que você está se candidatando. Enquanto você conhece mais a empresa, descubra qual o seu Dress Code, ou seja, o código de vestimenta da empresa, podendo ser mais ou menos formal, com ou sem padrão de cores e etc.

8. Jornada do Herói (Dica extra)

jornada-do-heroi
Jornada do Herói (Foto: Narratologia)

Bom, eu te prometi que seriam 7 dicas sobre como passar em uma entrevista de emprego, certo? Porém o meu objetivo é lhe entregar sempre mais do que o prometido, por isso deixarei mais uma dica extra que considero muito interessante.

Mas o que é a Jornada do Herói? Como você pode utiliza-la em sua entrevista de emprego?

Também conhecida como Monomito, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell, é um dos conceitos utilizados para que grandes histórias sejam contadas. Sejam da literatura ou do cinema.

Porém, quando se trata de apresentações, a Jornada do Herói também tem o seu papel, já que a ideia do Monomito ajuda a construir uma narrativa que encanta e engaja todos que acompanham.

Muitas pessoas utilizam esse conceito em suas apresentações pessoais sejam em entrevistas de emprego ou até mesmo palestras por exemplo.

A Jornada do Herói se divide em 12 etapas divididas em 3 fases que te farão contar uma história impecável!

1ª fase. Chamada – Mostra o herói aspirando sua jornada.

2ª fase. Iniciação – Parte do enredo formada por diversas aventuras vividas pelo herói ao longo do caminho.

3ª fase. Retorno – O momento em que o herói retorna para casa com experiência, conhecimento e os poderes que adquiriu durante a aventura.

Dentro desses três pilares, existe o que chamamos de os “12 estágios da jornada do herói”, etapas que formam o enredo em sua totalidade.

1ª Fase:
  • Mundo Comum: A Jornada do Herói inicia mostrando o personagem principal em sua vida comum, antes de iniciar sua grande aventura.
  • A Chamada: Neste momento surge um desafio e o herói acaba sendo influenciado a sair da sua zona de conforto para que cumpra um problema.
  • Recusa ou Reticência: O personagem recusa ou demorar a aceitar a chamada, resistindo ao desafio. Quase sempre é porque tem medo sente-se inseguro ou incapaz.
2º Fase:
  • Mentoria: Neste estágio ele encontra um mentor, sábio, oráculo; então recebe uma ajuda divina ou sobrenatural que o motiva a aceitar a chamada, concedendo-lhe o conhecimento e a sabedoria para encarar a aventura.
  • Cruzamento do Primeiro Portal: Onde o herói imerge do mundo comum e ultrapassa um portal para que seja levado a um mundo especial, mágico, uma outra dimensão.
  • Provações, aliados e inimigos: No sexto estágio, o personagem passa por testes, enfrenta problemas, dúvidas surgem. Nesta etapa ele também encontra aliados e enfrenta inimigos e então acaba aprendendo as regras do novo mundo.
  • Aproximação da caverna secreta: A aproximação da caverna secreta é um momento de recolhimento do personagem, em que ele dá uma pausa na sua jornada para voltar aos seus questionamentos iniciais, é um momento em que ele precisa colocar a cabeça no lugar para que esteja 100% preparado para o desafio final.
3ª Fase:
  • Provação difícil ou traumática: O maior desafio da aventura surge, como um caso de vida ou morte. Esta é a parte mais dolorida do enredo.
  • Recompensa: O personagem escapa do final trágico, supera o medo e então adquire a fórmula mágica, a recompensa por aceitar o desafio.
  • O Retorno – Retorna para o mundo comum, volta ao ponto de partida.
  • Ressurreição: Outro momento decisivo na vida do personagem, um novo teste ao qual ele enfrenta o perigo, a morte e deve usar com veemência tudo que foi aprendido, inclusive a fórmula mágica.
  • Regresso com a fórmula: Volta para casa com a fórmula a fim de ajudar a todos de seu mundo comum.

Separei um vídeo muito interessante sobre o tema para que você compreenda melhor

Seguindo essas dicas realmente básicas, você planejará sem esforço um ótimo trabalho, além disso, aumentará muito suas chances de passar na Entrevista de emprego e conseguir a posição que você almeja.

Obrigado por ler até aqui e se você gostou do conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Rate this post