Consórcio é quando um grupo de pessoas, seja elas físicas ou jurídicas, tem o desejo entre si de adquirir um determinado bem. Mas não imediatamente, pagando as parcelas até que essa necessidade se aflore e um lance é dado para sair na frente dos demais concorrentes.
No consórcio, a pessoa pode adquirir um veículo, imóvel e atualmente até alguns serviços. Facilitando bastante a vida de quem não tem um dinheiro total para a compra de forma imediata, contando com melhores taxas de mercado.
Mas, será que o consórcio vale a pena? Veja abaixo os prós e contras de atuar nesta forma de negócio.
Prós e contras de um consórcio
Sempre quando você entrar em um negócio que envolve compra de um bem ou serviço, com pagamento de forma diferenciada, é importante conhecer as vantagens e desvantagens dele. E isso acontece com o consócio.
Veja abaixo os prós e contras do consórcio que separamos:
Prós do consócio
É uma forma de poupar dinheiro, mantendo a disciplina de que em determinado momento você terá que ter o dinheiro para adquirir determinado bem ou serviço;
Taxas de um consórcio costumam ser menores do que as taxas de um financiamento;
Contras do consórcio
Tempo para adquirir um bem ou serviço é bem maior portanto é indicado para pessoas que não tem interesse em tê-lo imediatamente;
Não é um processo simples, e requer bastante cuidado na hora de fechar o contrato, sempre de olho no tipo de empresa que está por trás do consórcio, evitando prejuízos ou pagamento de um bem ou serviço que nunca existiu.
Leia Também:
- Como limpar meu nome no SPC e SERASA pela internet
- Declarar Imposto de Renda Sem Sair de Casa
- Como negociar minhas dívidas
Assim, antes de fechar um consórcio, veja se realmente ele atende a sua expectativa como cliente, se o bem ou serviço se enquadra na sua necessidade e no caso do pagamento se essa vantagem é realmente aquilo que você pensou em pagar.