Desenvolvimento Pessoal: 5 Dicas Para o Seu Crescimento em 2022

0
225
Desenvolvimento Pessoal: 5 Dicas Para o Seu Crescimento
(Foto: istockphoto)

Muito se fala em desenvolvimento pessoal, mas você tem ideia do que seja? Bom, se levarmos ao pé da letra talvez nem seja tão difícil chegar a uma definição para isso, por exemplo, podemos dizer que desenvolvimento pessoal é o seu crescimento em intelecto, aprimoramento de suas habilidades, é o aprendizado de coisas novas, fortalecimento emocional etc. ou seja, é a evolução (positiva) do indivíduo.

Esse processo é muito importante para todas as pessoas, pois quanto mais você se desenvolver, maior será sua capacidade de lidar com problemas, melhor será sua visão de mundo, mais acertados serão seu atos entre outras várias vantagens.

Como Ocorre Essa Evolução

  Primeiro, lembre-se: isso depende de você. Logo, é de extrema relevância que você tenha autoconhecimento, portanto saiba quem você é e onde quer chegar. Tendo isso em mente, se prepare para seguir sua jornada até o destino final (seus objetivos), invista em você mesmo, como já dizia o ET Bilu: “Busque conhecimento”, planeje suas ações, mas não deixe no papel, faça, aja.

5 Dicas Para O Seu Desenvolvimento Pessoal

  • 1 – Vá além da motivação

  Embarcar em aventura rumo ao crescimento pessoal é difícil. A primeira lei de newton fala que um corpo tende a permanece inerte, a menos que uma força aja sobre ele, trazendo esse exemplo para o nosso caso: O indivíduo está inerte, sem fazer nada, sem buscar qualquer melhoria, mas então uma força age sobre ele, essa força é a motivação. Então, a motivação é a responsável pelo “start”, entretanto ela tende a diminuir com o passar do tempo, por isso deve ir além dela, ou seja, tenha um planejamento, disciplina e perseverança.

  • 2 – Foque no que realmente importa

  É normal ficarmos animados e motivados no início, então o gás e o foco estão 100% no seu objetivo, entretanto muitas coisas irão aparecer ao longo da jornada e elas podem fazer com que seu foco seja prejudicado, desviando sua atenção e esforço para algo que não lhe trará retorno. Por exemplo, você começa a fazer algo que te ajudará com seu objetivo, mas depois de uns dias você se interessa por outra coisa, então você para de fazer a atividade antiga e faz a nova, entretanto, dias depois o ciclo se repete e isso acaba gerando um efeito sem fim, portanto aprenda a diferença entre apenas ter interesse em algo e se dedicar no que é importante.

  • 3 – Pense no longo prazo

  Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais impacientes, querendo resultados rápidos e milagrosos, como consequência muitas vezes são enganados por falsos gurus, marqueteiros e experts em autoajuda que prometem grandes retornos em pouco tempo. É fundamental entender que a mudança/evolução leva tempo para acontecer, as coisas não acontecerão da noite para o dia, então aceite o seu processo e entenda que os bons resultados podem demorar.

  • 4 – Aproveite o processo

  Quando estabelecemos uma meta de vida, tendemos a imaginar o quão bom será quando chegarmos lá, mas esquecemos que para chegar lá há um caminho longo e difícil para se andar. Muitas pessoas só focam no objetivo, isso faz com que elas desistam no meio do caminho, então foque no processo. Há uma frase que diz: “Mais importante que o destino, é a jornada”, leve-a para a vida. Aproveite o seu processo de crescimento, tente curtir essa etapa, pois quando curte a caminhada você chega no destino mais rápido. O desejo por aprender e se aperfeiçoar deve ser maior que a vontade de chegar ao final.

  • 5 – Ação!

  Você deve sim buscar conhecimento teórico (seja lá qual for a área que está se desenvolvendo), mas lembre-se: entre em ação, ou seja, aja mais. Não tenha medo de errar, pois o erro é parte importante do aprendizado. Não adiantará se encher de conhecimento teórico se você não colocar em prática.

O Desenvolvimento Continua

  O desenvolvimento pessoal é algo que poderá acontecer de forma continua ao longo da vida, há diversas formas de se desenvolver, o importante é sempre ter autoconhecimento, objetivos, planejamento e execução.

Leia também

Siga nossas redes

Instagram

Facebook

5/5 - (1 vote)