Você sabia que Isaac Newton perdeu dinheiro na Bolsa de Valores?

0
1006
isaac-newton-bolsa-de-valores-curiosidades
Isaac Newton, Gravação em Madeira por Martin after C. Laverie (Foto: Wellcome Collection)

Séculos atrás até mesmo o grande Isaac Newton perdeu milhões em uma bolha especulativa na bolsa de valores.

Lembre-se de que esse personagem histórico se consagrou como astrônomo, filósofo, alquimista, teólogo e cientista britânico, mais conhecido como físico e matemático.

Origem do Termo “Bolha”

A história acontece, no século 18, por volta de 1720, a South Sea Company ou Companhia dos Mares do Sul, era a grande responsável pelo comércio em todas as colônias espanholas que existiam na América Latina.

E justamente por esse monopólio do Comércio, corria o boato de que as expedições realizadas trariam resultados inéditos.

Todo mundo já tinha ouvido falar das inesgotáveis ​​minas de ouro no Peru e no México. Chegou a circular um relatório afirmando que a Espanha estava disposta a conceder quatro portos nas costas chilena e peruana, aumentando, assim, a confiança no negócio.

Com isso as ações da empresa tiveram um aumento exponencial de 781,25% em apenas sete meses.

Contudo Felipe V, “o Animoso”, Rei da Espanha (1683-1746) nunca teve a intenção de deixar os britânicos entrarem em seus portos na América, e o Tratado de Utrecht, assinado no final da guerra em 1713, foi mais desfavorável que o esperado.

O documento concedeu aos Britânicos o direito de ser o único fornecedor de escravos para as colônias da Espanha na América do Sul por 30 anos, introduziu um imposto anual sobre os escravos importados, bem como permitiu que a empresa negociasse apenas um barco por ano para o comércio com México, Peru e Chile.

Mesmo assim, a popularidade das ações da empresa continuou a crescer, contando com cada vez mais investidores adeptos.

Nobres, aristocratas, políticos e os servos destes, todos poderiam investir na companhia.

Do Auge ao Chão

Entre 1717 e 1720, período em que houveram as primeiras viagens à América do Sul, as Ações da empresa tiveram grande valorização, devido à forte confiança depositada na empresa. Rolava ainda boatos de que os tratados entre Inglaterra e Espanha concederiam o livre comércio em toda a América Espanhola.

Também foi dito que o povo do México esvaziaria suas minas de ouro em troca de produtos feitos de algodão e lã, que os britânicos podiam fornecer em abundância. Resumindo, os comerciantes da SSC seriam os mais ricos da história.

Em setembro de 1720, o mercado entrou em colapso e as ações da SSC despencaram, arruinando muitos investidores e devastando a fortuna de Newton. A Câmara dos Comuns ordenou uma investigação que descobriu que pelo menos três ministros aceitaram subornos para especular e aumentar o preço dos títulos.

A Companhia sobreviveu até 1853 depois de vender a maior parte de seus direitos ao governo espanhol, por volta de 1750. Entre 1715 e 1731 foi responsável pelo transporte de cerca de 64.000 escravos africanos para se ter uma ideia do tamanho de suas atividades.

O Final Dessa História

Claro, que como em qualquer bolha nem todos saem perdendo, o próprio Newton inicialmente se saiu bem com seus investimentos. Ele comprou ações da SSC em fevereiro de 1720, quando valiam cerca de £ 175 (em valores da época) e em seguida vendeu-as por quase o dobro disso em maio. Se ele tivesse realizado os lucros, estaria entre os que enriqueceram com a bolha.

Mas ele se deixou levar pela onda de uma campanha de marketing extremamente eficaz alimentada pelo governo que buscava trocar a dívida nacional por ações do South Sea Company. Os detentores de títulos do governo tornaram-se acionistas da empresa, então esses nomes elitistas deram à empresa uma aparente legitimidade que atraiu muitos outros compradores.

A ambição cegou o público e escondeu a realidade. Em questão de meses, o preço da ação subiu de £ 100 para £ 1.000, mas isso não se refletiu nos lucros da empresa: o único motivo pelo qual subiu foi porque alguém estava disposto a pagar mais pelas ações.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos investidores!

Rate this post