Nômade Digital – O que é e como se tornar um!

0
743
Nômade-digital
Nômade Digital. (Foto: Adobe/Stock)

Nômades Digitais são profissionais que possuem a liberdade de trabalhar em qualquer lugar. Quer entender como ser um Nômade Digital? Descubra tudo neste artigo!

Com os avanços tecnológicos e o acesso à internet cada vez mais facilitado, mais pessoas vêm adotando o trabalho online.

Ao mesmo tempo muitas dessas pessoas aproveitam essa liberdade de poderem trabalhar em qualquer lugar – necessitando apenas de um computador com internet – para viajar o mundo.

Estes são conhecidos como Nômades Digitais, ou seja, aqueles profissionais que trabalham de qualquer lugar, desde que tenham o material necessário – geralmente um notebook conectado à internet.

É importante dizer que esse estilo de vida não é restrito somente à programadores, jornalistas, designers, youtubers e etc.

Existem também muitos arquitetos, advogados, entre outros profissionais “mais off-lines” que também seguem esse estilo de vida.

Neste artigo, mostraremos dicas fabulosas para você se tornar um legítimo nômade digital. Vamos nessa?

Escolha um trabalho remoto

Se você trabalha em uma empresa tradicional, pode combinar com seu chefe para fazer parte das atividades de forma remota.

Observamos que na pandemia muitas empresas e órgãos públicos adotaram o trabalho remoto, algumas admitem até mesmo que tal medida poderá ser permanente.

Você pode sugerir ao seu chefe para que durante um dia na semana você realize seus trabalhos de maneira remota.

Caso isso não seja possível, poderá utilizar suas horas vagas para começar a fazer trabalhos freelancers.

Para isso, busque entender quais são suas habilidades e o que você faz que as pessoas estariam dispostas a paga-lo (a). Você poderia trabalhar como redator, tradutor, coaching ou geração de conteúdo para internet! Mas para isso é necessário estar preparado.

Conheça as Oportunidades e Possibilidades

Tornar-se Nômade Digital é certamente uma decisão importante que deve ser planejada com seriedade.

Assim sendo, você pode fazer uma pesquisa, para se informar a respeito de tudo que você poderá viver e assim diminuir o número de surpresas.

Você poderá descobrir se prefere viajar apenas dentro do país ou mundo afora.

Construa um Networking

Para se tornar um Nômade digital é importante construir um ótimo networking. Lembre-se que a base de todo negócio é o relacionamento, ou seja, relacione-se bem. Pessoas conhecem pessoas, que possua vez conhecem outras pessoas e todas elas conversam entre si e pode ser muito útil em sua jornada.

Definindo Metas e traçando o Planejamento

É essencial ter um plano muito bem definido para que você saiba exatamente quais são seus objetivos e metas.

É preciso ter em mente que esse é um mundo com muitas imprevisibilidades.

Saiba exatamente onde você pretende ir, quanto tempo permanecerá, o que fará, onde ficará, além disso é importante saber como se sustentará.

Recomenda-se que você possua uma reserva para viver por 6 a 12 meses, para que você tenha tranquilidade e não passe por perrengues indesejados e possa realizar trabalhos de excelência.

Esteja precavido, já que nem sempre as coisas acontecem conforme planejamos.

Leia Também:

Apps interessantes para Nômades Digitais

Alguns aplicativos muito úteis para você nessa jornada são: Slack, Zoom, Whatsapp, Trello, Google Drive, Doodle, Youcanbookme, Coogle, Google Voos, Uber, Airbnb, Booking, Couchsurfing, Tripadvisor e Google Translator.

Como se tornar um freelancer

Atualmente, existem várias plataformas que podem ajudá-lo em sua missão como freelancer, por exemplo: Upwork, Workana e Rock Content.

A vantagem é que você nem precisa sair do seu emprego para começar a colocar isso em prática.

Por exemplo, se você tem habilidades de escrita, a produção de conteúdo pode ser um ótimo lugar para você concentrar seus esforços.

É possível escrever textos, vender fotos e gerenciar mídias sociais. Há muitas oportunidades para todos esses mercados e cabe a você fazer parte deles.

Está claro que, o mundo do nômade digital está cada vez mais sendo tomado por pessoas que buscam mais liberdade e flexibilidade.

É uma excelente forma de ir aos lugares dos seus sonhos sem prejudicar sua vida profissional. Se este for o seu perfil, não espere até amanhã para começar.

Por fim, queremos saber sua opinião: o que achou dessas ideias? Fazem sentido para você? No seu caso, o nomadismo digital ainda é um desejo ou já faz parte da vida? Deixe um comentário!

Rate this post