Por que investir dinheiro no Banco não vale a pena?

0
478
por-que-investir-dinheiro-banco-nao-vale-a-pena
Investir DInheiro em Instituições Financeiras, Vale a Pena? (Foto: istockphoto)

De antemão, os brasileiros de um modo geral costumam consultar seus gerentes de banco quando o assunto é gestão financeira. Contudo, investir dinheiro em Banco não é uma boa opção.

Você verá que ao contrário do que diz o seu gerente, o CDB com rentabilidade de 80% do CDI que ele tenta te vender, não é um bom investimento – exceto para o banco, que fica com uma boa parte da rentabilidade do título.

Em outras palavras a questão é que muito provavelmente você não encontrará bons investimentos no seu banco.

E para quem está almejando fazer fortuna e viver de renda a dica é encontrar uma corretora de valores que você confie.

Certamente dentro das corretoras você poderá encontrar um portfólio de investimentos variados, já que elas oferecem aplicações de várias instituições financeiras, como bancos e gestoras de investimentos.

As corretoras buscam atrair novos investidores e para isso oferecem aplicações com remunerações mais atrativas.

Os bancos por sua vez, possuem milhões de clientes, que muitas vezes por comodidade não buscam outras opções para investir seus recursos, dessa forma os bancos acabam não se esforçando muito para oferecer rendimentos atrativos.

Segurança

A preocupação de muitos é com relação à segurança, contudo as corretoras de valores são instituições confiáveis autorizadas pelo Banco Central. Entretanto, por mais que a corretora quebre, o sistema financeiro possui mecanismos que hoje protegem o investidor.

Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Um desses mecanismos é o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante investimentos até 250 mil reais em aplicações como CBDs, LCIs e LCAs, portanto, em caso de problema, esse valor será devolvido pelo FGC até o limite de 250 mil reais.

Altas taxas

Outro problema são as altas taxas de administração:

Geralmente cobradas pelos bancos, por exemplo um fundo DI, que é um fundo de renda fixa de baixo risco, e que possui gestão de baixa complexidade, não faz jus a taxas de administração superiores a 1%.

Assim, seria mais vantajoso investir dinheiro em produtos que também acompanham a taxa Selic, mas não cobram taxas de administração, por exemplo o Tesouro Selic.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Obrigado por ler até aqui!

Rate this post