Renda Fixa – Vale a Pena Vender o Título do Tesouro Antes do Vencimento? Conheça a Marcação a Mercado

0
202
Renda Fixa Vale a Pena Vender o Título do Tesouro Antes do Vencimento Conheça a Marcação a Mercado
(Foto: istockphoto)

Com o aumento da SELIC (taxa básica da economia) os títulos públicos ficaram mais atrativos, fazendo com que muitas pessoas voltassem seus olhos para a renda fixa, afinal muitos buscam bons rendimentos a riscos relativamente baixos. Nesse movimento, os títulos do tesouro direto se destacaram.

  Os investidores iniciantes, ao darem o start em seus investimentos, se depararam com 3 tipos de títulos públicos ofertados no Tesouro Direto: Selic, TD Pré-fixado e TD IPCA+. Todos títulos públicos, mas com características diferentes. (Se quiser saber mais como investir no tesouro direto clique aqui).

Quais as Diferenças?

  Os 3 tipos se diferem pela forma que a taxa de remuneração do capital (juros) é aplicada. O Tesouro Selic acompanha a taxa básica da economia (cujo o nome está em seu título), o TD Pré estabelece a taxa antes mesmo da realização do investimento ou seja, nesse caso você conseguirá saber, com maior precisão, o quanto seu investimento lhe dará de retorno, já o TD IPCA+ oferece um taxa fixa somada a inflação do momento (IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Com isso podemos dizer que o 1° é pós-fixado, o 2° é pré-fixado e o 3° é um misto.

 Uma outra diferença importante é a forma de precificação dos títulos, enquanto o Tesouro Selic segue a taxa básica da economia, os outros dois sofrem Marcação a mercado.

O Que É Marcação a Mercado?

De uma forma simples podemos dizer que é: O preço sendo corrigido pelo mercado, ou seja, o valor do título vai flutuar com base no preço de mercado atual. Isso significa que a rentabilidade pode ser negativa antes do vencimento, mas o cenário oposto também pode ocorrer, no caso a rentabilidade pode ser maior que na data final.

  A dinâmica é: Se a taxa sobe o preço do título baixa, mas quando a taxa baixa o preço do titulo sobe.

Vale a pena vender antes do vencimento?

  Tendo em mente as informações citadas anteriormente (sobre as características dos títulos) podemos dizer que se você tem algum título que sofre marcação a mercado deve se atentar no momento atual para decidir se vale ou não a pena vendê-lo. Se a rentabilidade estiver negativa, talvez seja mais interessante segurar do que vender, caso contrário acabará tendo prejuízo.

  Agora, se comprou o tesouro Selic não terá prejuízo em momento nenhum (Atenção – Essa afirmação só vale em casos de SELIC positiva), esse título é usado como reserva de valor, pois é o mais seguro do país, apesar de não ter uma rentabilidade tão grande.

Consideração Relevante

Antes de fazer qualquer investimento reflita sobre: objetivo final, o tempo que está disposto a deixar seu dinheiro rendendo, se vai precisar desse dinheiro a curto prazo e qual opção se adequa melhor ao seu perfil de risco.

Veja Também:

Siga nossas redes

Instagram

Facebook

Rate this post